Como usar o Anki para criar Flashcards e estudar com Repetição Espaçada

No artigo sobre flashcards e repetição espaçada, escrevi que um dos melhores e mais utilizados softwares para estudar daquela maneira é o Anki. Entre os motivos pela popularidade do Anki estão:

Por essas razões o Anki também é minha preferência. Vamos ao tutorial de uso!

Instalação

O site oficial do Anki é http://ankisrs.net/. Acesse e clique em Download. Você será levado ao rodapé da página. Clique em “Download Anki for Windows” ou outro nome de acordo com seus sistema, ex “Download Anki for Mac”.

Ao instalá-lo e abri-lo pela primeira vez, você precisará escolher o idioma da interface. Escolha a sua preferência, lembrando que Português está disponível. Ao escolher o idioma, clique em Ok e depois em Yes no diálogo que aparecer.

Perfil e Sincronia de Dados

Antes de qualquer coisa, vamos primeiro configurar a sincronia automática de dados. Assim, seus dados e seu progresso de estudo estarão sempre seguros e disponíveis onde quer que você acesse o Anki: por exemplo, você pode criar flashcards no computador e estudá-los no celular. Depois ao voltar ao computador, seu progresso estará sincronizado com o celular.

Com o programa aberto, aperte Y ou clique no ícone de sincronia no campo superior direito:

Você será requerido a criar uma conta ou a logar-se com uma conta existente. Clique em “registre-se”, crie sua conta e depois logue-se inserindo seus dados nessa mesma janela.

Baralhos

O Anki trabalha com baralhos de cartas (Decks em inglês). Você adicionará seus flashcards (a qual passarei a chamar de cartas) num baralho de acordo com o assunto em comum. Por exemplo, você poderá ter um baralho “Mandarim” para seu estudo de mandarim, outro baralho “Tabela Periódica”, e assim vai.

Clique em Criar Baralho no rodapé do programa:

Digite o nome do baralho, no caso desse tutorial, criei o baralho “Tutorial”. Agora é hora de criar as cartas.

Cartas

No topo do programa clique em “Adicionar”:

Será aberta o diálogo de criação e edição de cartas.

Vamos aos detalhes de cada campo:

Agora, vamos criar algumas cartas de exemplo (não se preocupe se você não sabe nada sobre os caracteres apresentados abaixo, os próximos artigos finalmente serão especificamente sobre o estudo de caracteres). Copie e cole o conteúdo que passarei. No caso de imagens, basta você arrastar a imagem aqui do navegador para o Anki — para você ver como ele é prático! Você não precisa nem salvar a imagem no seu computador.

Carta 1: — Frente: 口 — Verso: kǒu — boca

Carta 2: — Frente: 人 — Verso: rén — pessoa

Carta 3: — Frente: 日 — Verso: rì — sol

Por exemplo, no Anki a carta 3 fica assim:

Lembre-se que ao adicionar o conteúdo da carta, clique em Adicionar para salvá-la. Faça isso para todas as cartas. Ao terminar, clique em fechar.

Como Estudar

Vamos finalmente para a melhor parte: estudar com as cartas! Na tela principal do Anki, com os baralhos listados e agora que você criou 3 cartas, você verá:

Como falei no artigo sobre repetição espaçada, as cartas são distribuídas para repetir de acordo com o seu nível de dificuldade em tal carta. Toda carta acaba sendo repetida (por isso que se chama “repetição espaçada”), então no campo “A Revisar” o Anki vai mostrar quantas cartas estão prontas para você…… (suspense) revisar!

No nosso caso, como acabamos de criar as cartas, elas aparecem no campo “Novos”. Clique no nome do seu baralho para iniciar o estudo.

Na nova tela, clique em “Estudar Agora”. Será mostrada a frente da primeira carta na fila. Tente lembrar o significado, a pronúncia, etc.

Ao lembrar-se (ou não), aperte a Barra de Espaço no seu teclado ou clique em Mostrar Resposta. Será mostrado o verso da carta. Compare com o que você lembrou (ou não lembrou), e revise o conteúdo.

Agora vem a etapa mais importante da revisão espaçada: avaliação do seu resultado. Você precisará escolher uma resposta (ou avaliação de resultado) de acordo com o que você sentiu ao tentar lembrar a resposta.

Dependendo do seu progresso, haverão novas opções:

Após escolher uma opção, a próxima carta será mostrada. E assim sucessivamente, até que você termine essa sessão de estudos.

Com isso, como o Anki segue rigorosamente os princípios da Repetição Espaçada, por padrão ele não deixará mais você estudar esse baralho. Isso para evitar com que você se sinta sobrecarregado ou até mesmo passe a confundir conteúdo. Pois, de nada adianta repetir centenas de vezes o mesmo conteúdo num mesmo dia, e depois não estudá-lo mais. Nesse dia de estudo ou até no seguinte você até pode lembrar de tudo, mas se você se recordar do meu artigo sobre a Repetição Espaçada, lembrará que o assunto decorado fica apenas na memória de curto prazo. A Repetição Espaçada (e o Anki) lhe ajudam a armazenar as informações na memória de longo prazo.

Porém, caso você queira estudar o mesmo baralho novamente, poderá iniciar um Estudo Personalizado. São várias as opções. No nosso caso, com o baralho criado no tutorial, você pode escolher “Antecipar a Revisão” e coloque 4 dias (já que a revisão seria só daqui a 4 dias). Assim, será iniciado um novo estudo do baralho, mostrando as cartas aos quais você teve dificuldade.

Áudio

O processo de adicionar áudio é o mesmo que de adicionar imagens: basta arrastar o arquivo de áudio do seu computador para o campo no Anki. Ou clicar no ícone com um clips, Anexar Imagem/Áudio/Vídeo e achar o arquivo no seu computador:

Gravar sua Pronúncia

Você pode gravar sua pronúncia durante o estudo. Na tela de estudo, com uma carta aberta, no canto inferior direito, clique em Mais e Gravar Própria Voz ou aperte SHIFT+V. Assim, você pode manter em histórico seu andamento e comparar com o áudio da carta, por exemplo.

Repetir Áudio

Caso uma carta possua áudio(s) e você queira ouvir novamente, basta apertar R ou clicar em Mais e Repetir Áudio.

Como editar Cartas e Baralhos?

Clique em Painel.

No Painel você pode ver todos os seus baralhos, etiquetas e cartas. Você pode:

Por exemplo, para editar uma carta, basta escolher o baralho e clicar na carta desejada, e então editá-la:

Estatísticas de Estudo

O Anki fornece relatórios detalhados de todo o seu estudo. Na tela inicial, clique no ícone com gráfico barra no campo superior direito e será aberta a tela de estatísticas.

Cartas e Campos Personalizados, Complementos e Opções Avançadas

O Anki vai muito além de simples cartas Frente e Verso. Você pode criar infinitas variações de cartas e métodos de estudos. E se ainda não bastasse, existem dezenas de complementos disponíveis que tornam o Anki ainda mais completo. Por exemplo, existe um componente chamado AwesomeTTS que cria áudio automaticamente para as suas cartas. Ele pode ser encontrado aqui: AwesomeTTS (text-to-speech playback / recording).

Espero falar sobre esses assuntos adicionais em breve. Porém, com o que foi explicado nesse artigo você já pode entender a essência do Anki e repetição espaçada, mas principalmente, já pode criar suas cartas e estudar dessa forma!

Bons estudos!

Texto também publicado no blog: http://aprenderchines.com.br/tutorial-de-como-usar-o-anki-para-criar-flashcards-e-estudar-com-repeticao-espacada/

Acompanhe: BlogFacebook Twitter Medium

Autistic Savant software engineer with 25 years of development experience. By night, a game developer and artist.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store